Persona, você sabe o que é?

Público-alvo é um termo bastante utilizado no mundo dos negócios, mas você sabe o que é persona?

Ela nada mais é que a representação do consumidor perfeito para o seu produto ou serviço.

Não fica somente presa a um perfil básico, é mais complexa.

A persona tem nome, idade, características de uma verdadeira pessoa.

É o cliente ideal de uma empresa.

Diferença entre público-alvo e persona

O público-alvo se concentra nas características do consumidor como sexo, idade, localização, classe social, profissão, estado civil.

São informações padronizadas, sem possibilidade de ter exceções.

Já a persona considera a personalidade da pessoa, assim como todos os fatores que a influenciam no momento da compra.

Por exemplo:

Público-alvo de uma loja de cosméticos: mulher, de 20 a 50 anos, moradoras de São Paulo.

Persona:  Rafaela tem 32 anos, é solteira, sem filhos, advogada. Ela busca cosméticos de alta qualidade pois se preocupa em manter a beleza e fugir das cirurgias plásticas. Na hora de escolher os produtos ela busca referências de blogueiras famosas e influenciadoras digitais.

Como podemos perceber, o público-alvo é genérico.

Já a persona, são características pontuais, ou seja, informações concretas de uma pessoa de verdade.

Como criar

A criação de uma persona deve ser feita após uma ampla pesquisa.

É necessária a realização de entrevistas, coleta de dados, e pesquisa de campo.

Jamais crie sua persona através de palpites.

Dessa forma, você terá a garantia de ter uma persona de qualidade.

Importância no planejamento.

Com certeza ao termos a descrição da persona, podemos planejar melhor desde a linguagem às mídias de sua publicidade.

Saber quem irá consumir o seu produto é a chave para o seu negócio dar certo.

Dessa forma, você poderá traçar quais ações chamarão a atenção para a sua empresa de forma a captar novos clientes.

Através das personas você saberá para quem se dirigir, a linguagem correta, que tipo de material será elaborado (site, posts em redes sociais, outdoor, tv).

Além disso, é possível saber por que o seu produto não é o preferido do mercado, e o que pode melhorar.

Imagina a repercursão que terá um texto no seu blog, com um assunto que realmente interesse ao seu cliente?

Deu para perceber sua importância para o sucesso de um produto, uma empresa ou um serviço.

Que tal agendar uma reunião com nossa equipe pelo (13) 3232-2525.

Juntos podemos traçar a persona ideal para o seu negócio lucrar cada vez mais.

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