Criar um nome eficaz para um determinado produto é uma tarefa desafiadora.
Aliás, o ato de nomear algo ou alguém é visto como um momento decisivo em diferentes culturas.
Na antiguidade o ato de nomear alguém constituía momento nobre, pois se considerava que o nome dado tinha o poder de definir a pessoa.
Na atualidade esse costume ainda é muito comum.
Quando os filhos estão para nascer os pais fazem listas de nomes, procuram o significado e buscam referências familiares.
Tudo isso para assegurar que a criança tenha sucesso e se desenvolva em plenitude.
O nome é tão importante que o poeta Gabriel Aristi assim se definiu:
“Penso que meu nome é meu ser, e que não sou nada, senão meu nome.”
A importância dada ao ato de nomear uma pessoa deve ser a mesma quando se trata de nomear uma marca, produto ou serviço.
Por isso trouxe para você informações sobre o processo de criação do nome de uma marca, também conhecido pelos profissionais de branding como Naming.
Parece interessante? Então continue lendo este artigo para saber:
- O que é Naming
- Estratégias de nomeação de marcas e produtos
O que é Naming
O nome é considerado um dos ativos mais valiosos de uma marca, pois além de identificar a marca, o nome expressa o próprio significado incorporado ao produto, marca ou serviço.
Para os profissionais de marketing constitui um dos processos mais difíceis de ser realizado, pois requer conhecimentos múltiplos relacionados às áreas de linguística, marketing, design e direito, além de habilidades criativas e percepção intuitiva.
Em poucas palavras o Naming pode ser definido como o processo de criação de um nome para empresa, marca, produto ou serviço.
Mas, é algo muito mais complexo do que isso, pois envolve um dos bens mais valiosos da empresa.
Por isso requer o trabalho de profissionais qualificados para fazer Naming.
Além disso eles precisam saber aplicar diferentes estratégias de branding.
Estratégias de nomeação de marcas e produtos
As estratégias mais utilizadas para nomear um determinado produto, ou marca, levam em consideração algumas características como conveniência, agradabilidade e distinguibilidade e se guiam por dos princípios básicos.
O primeiro princípio considera a necessidade de estabelecer o nome na mente do consumidor.
Enquanto o outro, a importância do nome ter um forte simbolismo.
Na área do branding esses princípios são conhecidos como:
- Princípio Julieta
O princípio Julieta é uma referência à personagem de Shakespeare e se refere à necessidade de um nome, ou marca ser repetido inúmeras vezes, até se estabelecer na mente do consumidor.
- Principio Joyce
O princípio Joyce está relacionado à importância dada a métrica fonética do nome, ou marca, e também a importância deste ser atrativo e possuir simbolismo eficaz.
Em geral, a escolha de um nome requer técnicas que envolvem a avaliação de 5 elementos:
- Profundidade
- Posicionamento
- Aparência
- Sonoridade
- Memória
Como visto o Naming constitui um processo complexo, por isso o investimento realizado na contratação de uma agência de branding sempre resulta em retorno de longo prazo e, evita risco desnecessário.
No artigo de hoje você conheceu o que é Naming e as estratégias utilizadas para nomeação de marcas e produtos.
Percebeu a importância do nome de sua empresa ser criado com cuidado redobrado, pois o que você mais quer é propiciar uma comunicação fácil e eficiente com os consumidores?
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