Marketing de conteúdo: entenda essa estratégia

O marketing de conteúdo é uma estratégia obrigatória para quem quer conquistar espaço na internet.

Através das boas práticas do marketing de conteúdo, é possível reter e fidelizar consumidores, tornando sua marca referência no mercado em que atua.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post.

O que é marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que são orientadas a atrair, engajar e fidelizar clientes a partir de conteúdos relevantes.

Dessa forma busca-se, além de gerar tráfego ou leads, criar empatia e assegurar ao usuário uma experiência única e significativa.

Por isso conhecer e compreender o interesse do usuário é fundamental.

Além disso é de suma importância saber quais são seus objetivos, desejos, necessidades e preferências do seu consumidor.

Vantagens do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não traz resultados imediatos. Porém, suas vantagens são tão relevantes que permitem alcançar o que o marketing tradicional não consegue.

1 – Gerar brand awareness

É através da produção de conteúdo que o seu público conhecerá sua marca e obterá informações sobre seu produto ou serviço.

Com a produção de conteúdo relevante, sua marca será reconhecida como referência dentro do seu segmento de atuação.

2 – Aumentar o tráfego do seu site ou blog

Hoje em dia o consumidor pesquisa no Google sobre o produto ou serviço que quer adquirir.

E para aumentar as chances de seu site ou blog aparecer na primeira página do Google, é necessário que você produza conteúdos de qualidade, que esclareçam às dúvidas do público e ofereçam soluções.

Aí vem a sequência: atrair cliques para o seu site ou blog, aumento no número de visitantes da página e com conteúdos relevantes é possível fidelizar esses visitantes.

3- Gerar e nutrir leads

Reter informações sobre os visitantes do seu site é blog é muito importante.

Afinal, com os dados desses visitantes é possível identificar em qual etapa da jornada de compra cada lead está e o que oferecer para transformá-los em potenciais clientes.

Você oferece um conteúdo educativo através de um e-book, webinários ou infográficos e, em troca, os interessados no material precisam apenas preencher um formulário com seus dados para ter acesso.

4 – Aumentar as vendas

Apesar de não ser o objetivo principal, essa estratégia permite sim gerar vendas.

Afinal, a produção de conteúdo relevante auxiliar a guiar o consumidor pelo funil de vendas, e assim prepará-lo para a decisão de compra.

5 – Reduzir o CAC

O marketing de conteúdo permite reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), por ele educar o usuário, que chega ao momento da compra com menos dúvidas e mais preparado para a tomada de decisão.

Qual a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing?

Para saber diferenciar marketing de conteúdo de inboud marketing é preciso saber que estas são estratégias complementares.

Isso significa dizer que não há inbound marketing sem marketing de conteúdo.

Não se preocupe vou ajudar a entender o motivo.

O inbound marketing consiste em oferecer conteúdos otimizados (SEO), ou seja, produzir conteúdo que tenha palavras-chave relevantes para os motores de busca, como os utilizados pela Google por exemplo.

É uma estratégia que foca a quantidade de palavras e expressões.

Mas de nada adianta fazer uma lista de palavras, ou mesmo, produzir um artigo sem coerência e coesão, só para atender as métricas dos motores de busca.

É necessário que o conteúdo ofertado seja de boa qualidade e impacte positivamente no usuário (marketing de conteúdo) e, somado a isso que consiga trazer termos relevantes para os motores de busca (inbound marketing).

A produção de conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil. Necessita pesquisa, técnicas de redação e, muita, mas muita inspiração.

Por isso, recorrer a uma agência especializada é um investimento muito positivo, pois além de conhecer bem a sua necessidade, a agência conta com a ajuda de profissionais experientes.

Para nunca mais confundir marketing de conteúdo com inbound marketing

O inbound marketing centra atenção na geração de tráfego, quantidade de usuários, e o marketing de conteúdo visa posicionar a marca por meio de conteúdos educativos, que assegurem uma experiência satisfatória ao usuário.

Por isso o correto é fazer uso das duas estratégias ao mesmo tempo.

Além disso, recorrer a um profissional da área de marketing quando surgirem dúvidas.

Na dúvida entre em contanto com a DWS 360.

O importante é saber que o marketing de conteúdo somado ao inbound marketing são estratégias que não podem faltar se o seu desejo é o sucesso no mundo on line.

Até a próxima!