O marketing de conteúdo é uma estratégia obrigatória para quem quer conquistar espaço na internet.
Através das boas práticas do marketing de conteúdo, é possível reter e fidelizar consumidores, tornando sua marca referência no mercado em que atua.
Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post.
O que é marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que são orientadas a atrair, engajar e fidelizar clientes a partir de conteúdos relevantes.
Dessa forma busca-se, além de gerar tráfego ou leads, criar empatia e assegurar ao usuário uma experiência única e significativa.
Por isso conhecer e compreender o interesse do usuário é fundamental.
Além disso é de suma importância saber quais são seus objetivos, desejos, necessidades e preferências do seu consumidor.
Vantagens do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo não traz resultados imediatos. Porém, suas vantagens são tão relevantes que permitem alcançar o que o marketing tradicional não consegue.
1 – Gerar brand awareness
É através da produção de conteúdo que o seu público conhecerá sua marca e obterá informações sobre seu produto ou serviço.
Com a produção de conteúdo relevante, sua marca será reconhecida como referência dentro do seu segmento de atuação.
2 – Aumentar o tráfego do seu site ou blog
Hoje em dia o consumidor pesquisa no Google sobre o produto ou serviço que quer adquirir.
E para aumentar as chances de seu site ou blog aparecer na primeira página do Google, é necessário que você produza conteúdos de qualidade, que esclareçam às dúvidas do público e ofereçam soluções.
Aí vem a sequência: atrair cliques para o seu site ou blog, aumento no número de visitantes da página e com conteúdos relevantes é possível fidelizar esses visitantes.
3- Gerar e nutrir leads
Reter informações sobre os visitantes do seu site é blog é muito importante.
Afinal, com os dados desses visitantes é possível identificar em qual etapa da jornada de compra cada lead está e o que oferecer para transformá-los em potenciais clientes.
Você oferece um conteúdo educativo através de um e-book, webinários ou infográficos e, em troca, os interessados no material precisam apenas preencher um formulário com seus dados para ter acesso.
4 – Aumentar as vendas
Apesar de não ser o objetivo principal, essa estratégia permite sim gerar vendas.
Afinal, a produção de conteúdo relevante auxiliar a guiar o consumidor pelo funil de vendas, e assim prepará-lo para a decisão de compra.
5 – Reduzir o CAC
O marketing de conteúdo permite reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), por ele educar o usuário, que chega ao momento da compra com menos dúvidas e mais preparado para a tomada de decisão.
Qual a diferença entre marketing de conteúdo e inbound marketing?
Para saber diferenciar marketing de conteúdo de inboud marketing é preciso saber que estas são estratégias complementares.
Isso significa dizer que não há inbound marketing sem marketing de conteúdo.
Não se preocupe vou ajudar a entender o motivo.
O inbound marketing consiste em oferecer conteúdos otimizados (SEO), ou seja, produzir conteúdo que tenha palavras-chave relevantes para os motores de busca, como os utilizados pela Google por exemplo.
É uma estratégia que foca a quantidade de palavras e expressões.
Mas de nada adianta fazer uma lista de palavras, ou mesmo, produzir um artigo sem coerência e coesão, só para atender as métricas dos motores de busca.
É necessário que o conteúdo ofertado seja de boa qualidade e impacte positivamente no usuário (marketing de conteúdo) e, somado a isso que consiga trazer termos relevantes para os motores de busca (inbound marketing).
A produção de conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil. Necessita pesquisa, técnicas de redação e, muita, mas muita inspiração.
Por isso, recorrer a uma agência especializada é um investimento muito positivo, pois além de conhecer bem a sua necessidade, a agência conta com a ajuda de profissionais experientes.
Para nunca mais confundir marketing de conteúdo com inbound marketing
O inbound marketing centra atenção na geração de tráfego, quantidade de usuários, e o marketing de conteúdo visa posicionar a marca por meio de conteúdos educativos, que assegurem uma experiência satisfatória ao usuário.
Por isso o correto é fazer uso das duas estratégias ao mesmo tempo.
Além disso, recorrer a um profissional da área de marketing quando surgirem dúvidas.
Na dúvida entre em contanto com a DWS 360.
O importante é saber que o marketing de conteúdo somado ao inbound marketing são estratégias que não podem faltar se o seu desejo é o sucesso no mundo on line.
Até a próxima!