A identidade visual é a apresentação visual da empresa.
É a peça chave.
Aliás, é mais do que isso.
É um componente central da estratégia de comunicação da empresa com o mercado.
No entato, pode ser responsável pelo reconhecimento da empresa ou a total amnésia dos clientes.
A identidade visual corporativa deve ser construída de forma segura e contínua, com objetivo claro e foco nos objetivos a serem alcançados.
O processo começa com o desenvolvimento dos elementos básicos (constantes visuais) e servirá de base para as ações de comunicação e marketing.
Agora que você já sabe o que é identidade visual, conheça seus elementos básicos.
Elementos básicos da identidade visual
- Logotipo – particularização da escrita de um nome
- Símbolo – sinal gráfico que identifica um nome, ideia, produto ou serviço
- Cor e forma – adequada a personalidade da empresa
- Tipografia – utilizada para escrever as informações complementares
Importância da identidade visual
Frente a um mercado cada vez mais competitivo e no qual, se diferenciar, mostrar credibilidade e acertar na comunicação com o cliente são questões de sobrevivência, é fundamental saber e valorizar a importância da identidade visual.
Uma identidade visual de alta qualidade ajuda nas ações de marketing, assim como projetar sua empresa ou serviço no mercado.
Por isso a identidade visual e sua importância não podem ficar em segundo plano.
Aplicação da identidade visual
A aplicação da identidade visual deve ser bem planejada e bem produzida.
As possibilidades são muitas e um profissional de marketing poderá ajudar você a fazer as melhores escolhas para sua empresa, impactando em melhores resultado, maior retorno e economia de tempo e recursos.
Conheça algumas possibilidades para a aplicação da identidade visual corporativa
- Artigos de papelaria, envelope, selo, cartão, pastas de negócios, diplomas, convites, cartões, bilhetes, cartões postais;
- Cartazes, folhetos, banners, bandeira de mesa, panfleto, display, sacos, etiquetas, o relatório anual, agenda, calendário;
- Anúncios ou cartazes ajustados a determinados produtos ou campanhas;
- Canetas, bonés, camisetas, mochilas;
- Revistas, jornais, livros;
- Sinalização, sinais e avisos.
Identidade visual e conexão emocional
A mente humana é brilhante.
Os pensamentos surgem e se vão feito um turbilhão.
Apesar das inúmeras pesquisas talvez leve muito tempo, ou nunca conseguiremos entender plenamente os mecanismos da psique humana.
Mas uma coisa já se sabe bem. O ser humano se aproxima e confia mais naquilo com o que estabelece conexão emocional e, a identidade visual pode contribuir muito para isso.
Por exemplo, se você parar um pouco e pensar sobre a cor que mais gosta, pode achar que essa seja uma boa escolha para sua empresa. Não mesmo.
Cada cor remente a uma emoção ou sensação específica. Veja só:
- Laranja – otimismo, clareza e calor
- Vermelho – excitação, juventude e coragem
- Azul – confiança, segurança e força
- Verde – paz, crescimento e saúde
- Cinza – equilíbrio, neutralidade e calma
Você até pode gostar muito da cor vermelha, mas não é recomendado aplica-la em identidades visuais ligadas a setores terapêuticos, por exemplo.
Ou seja, a identidade visual nunca será mais importante do que a qualidade do serviço ou produto ofertado pelas empresas, mas até os melhores produtos precisam de uma boa identidade visual.
Quer ter certeza?
Pense que está com sede, por exemplo.
Pense que quer beber algo gelado. Quais cores vieram a sua mente? De qual marca você lembrou?
Isso mesmo, você lembrou a marca da empresa que melhor soube criar a identidade visual de seu produto, ou seja, a mais adequada possível.
Portanto, não se esqueça que para conseguir desenvolver uma boa identidade visual corporativa a ajuda de profissionais nunca é desperdício.
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