A magia do marketing odontológico 2.0
A sua clínica realiza marketing odontológico?
Caso a resposta seja positiva, pense se as ferramentas utilizadas são as melhores e se os resultados são os que você espera.
É muito importante acompanhar as tendências e se manter informado, pois no competitivo mercado odontológico qualificar a prestação de serviço e melhorar a relação com seus clientes é questão de sobrevivência.
Neste post, vamos explicar o que é o marketing odontológico.
Desde o conceito até sua importância para a manutenção do cliente.
O que é marketing odontológico
Para muitos o marketing odontológico consiste em estratégias para conquistar e manter clientes.
Para Ribeiro, especialista no assunto, consiste na “arte de encantar clientes”.
Ele afirma que “encantar” é a capacidade de compreender o paciente enquanto sujeito desejante.
- Sujeito com motivos pessoais para ir ao consultório
- Sujeito com necessidades
- Sujeito com desejos
Será que você está utilizando as ferramentas corretas?
Para muitos dentistas as estratégias de marketing se resumem a aquisição de softwares para armazenar os dados de clientes.
Poucos transformam esses dados em informações significativas para criar estratégias focadas na manutenção e atração de novos clientes.
A maioria restringem o marketing a utilização de softwares consideram os clientes como parte do processo e não o objetivo do profissional.
O caminho não é esse.
Os clientes devem ser considerados como indivíduos e, as informações devem proporcionar maior conhecimento sobre as expectativas e necessidades do cliente.
Apenas o uso de softwares não reverte em mudanças significativas na fidelização do cliente.
Muito menos, na captação de novos.
A importância do marketing odontológico
A época em que o paciente voltava ao consultório somente por consideração ao profissional já passou.
Bem como a época em que a propaganda de massa assegurava fluxo de clientes.
O bom atendimento continua sendo imprescindível, o marketing de relacionamento também, mas há algo mais.
Você sabe o que é?
Estamos falando do marketing odontológico 2.0.
Marketing odontológico 2.0
A grande oferta de profissionais e o excesso de informações na mente dos clientes têm gerado demandas, cada vez maiores, por relações nas quais os indivíduos se sintam seguros, valorizados, e atendidos de forma personalizada.
Por isso, a interação com os pacientes, por meio das redes sociais, tornou-se pedra angular no marketing odontológico.
Nesta direção, o fenômeno do marketing odontológico 2.0 representa grande mudança para o mercado.
Baseado no uso de redes sociais e tecnologias móveis esse recurso se converteu em plataforma para compartilhar, ampliar e melhorar a experiência com pacientes e colegas de trabalho.
Conclusão
A utilização de estratégias é essencial para que você possa ampliar a capacidade de sua clínica ou consultório, captar e fidelizar clientes.
O uso de estratégias de marketing odontológico é importante, mas deve incluir o uso de rede social e tecnologia móvel.
O próprio dentista pode melhorar a interação com seus clientes e, acima de tudo se manter atualizado sobre as novas estratégias existentes no mercado.
Havendo demanda sempre é importante contar com a ajuda de empresas com profissionais especializados na área de marketing como a DWS 360.
Se você está começando a pensar no assunto, espero que tenha gostado do post.