Nos dias de hoje é fundamental contar com ferramentas de monitoramento de métricas.
Seja para criar um canal de comunicação com o seu consumidor ou ampliar sua base de clientes.
Elas ajudam a verificar se os esforços feitos em termos de conteúdo e de campanhas de divulgação têm produzido os resultados esperados.
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Das ferramentas de monitoramento, a mais destacada é o Google Analytics.
Mais ou menos 95% dos sites a usam para analisar as estatísticas das páginas.
Trata-se de um aliado importantíssimo para quem quer ser cada vez mais visto na web.
Ferramenta permite acessar vários dados do seu site
O grande diferencial oferecido pelo Google Analytics está no fato de que é da mesma empresa detentora do principal motor de busca da internet.
Portanto, faz com que a esmagadora maioria dos sites e informações estejam dentro desta ferramenta.
Nela é possível observar:
- o número de visitantes;
- a origem dessas visitas (que podem ser por meio de acesso direto, buscador, redes sociais, e-mail, campanhas, entre outros);
- as páginas mais visitadas;
- o tempo médio que o internauta ficou no site;
- e muito mais.
Todas essas métricas podem ser transformadas em relatórios com gráficos e informações que auxiliam a sua empresa a compreender melhor como o público enxerga o seu site e como ele navega nele.
Esses dados são ricos, pois podem potencializar ações, rever caminhos, direcionando para a melhoria dos seus negócios.
Além disso fazem com que você venda mais ou melhore o posicionamento de sua marca, dependendo de sua estratégia.
Por exemplo, quando analisamos as fontes de tráfego de um site, é possível avaliar quais investimentos estão proporcionando maior retorno.
Isto é, se esse dado positivo tem sido produzido a partir das redes sociais, de anúncios pagos ou técnicas de SEO.
Caso o site tenha como foco conteúdo para atrair potenciais clientes, é possível observar quais são os textos mais lidos.
Consequentemente, quais temas tem interessado mais os internautas.
Dessa forma abrem estratégias específicas a partir de determinados artigos, partindo para landing pages e demais itens visando a conversão para algum produto ou serviço de sua empresa.
Praticidade é a marca do Google Analytics
O Google Analytics é muito prático.
Com algum conhecimento e vontade de aprender é possível manusear pelo menos as funções básicas.
O endereço do site é google.com/analytics.
É preciso ter login e senha para acessá-lo, normalmente conseguido com uma conta do Gmail.
Ao entrar no site você verá uma barra lateral repleta de menus, além de vários números e gráficos.
Mas não se assuste com tanta informação.
Os dados que você poderá priorizar neste começo são: tempo real, público-alvo, comportamento e conversões.
A aba “Tempo Real” permite saber quantas pessoas acessam o site naquele instante.
Isso é importante para saber qual página ou conteúdo está “bombando” naquela hora.
Já na aba “Público-Alvo” dá para ver de onde vêm seus visitantes, além de quais dispositivos eles estão navegando: celular, notebook, tablet, entre outros.
Outra aba importante é a “Comportamento”, em que se consegue visualizar o que as pessoas fazem no site, quais páginas são mais vistas, bem como o trajeto do visitante.
A aba “Conversões” é muito usada em e-commerce e serve, entre outras coisas, para averiguar quantas visitas proporcionaram vendas e quanto de dinheiro foi ganho.
Se você quer incorporar o Google Analytics para o seu site, fazendo com que ele faça parte da estratégia de sua empresa, entre em contato com a gente!
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