Você sabe o que é a análise SWOT?
É uma ferramenta capaz de determinar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de sua organização e decidir ações práticas.
A palavra SWOT é a abreviação das palavras em inglês strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).
Em português, é chamada de “análise FOFA”.
Essa ferramenta tem a função de avaliar os ambientes interno e externo de um empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado.
Assim, são analisadas também as oportunidades e as ameaças.
A análise SWOT avalia as atividades de dentro da organização, assim como o ambiente externo.
No que se trata do ambiente interno, são avaliadas as forças e fraquezas institucionais.
No ambiente externo estão ligadas as questões que fogem do seu controle, como oportunidades e ameaças futuras.
Itens da análise SWOT
Agora vamos listar cada item a ser avaliado.
Forças
Aqui você deverá pensar no que sua empresa se destaca perante a concorrência, ou seja, no que realmente ela é boa.
Fraquezas
Nas fraquezas você deverá listar quais pontos podem melhorar para atrair a atenção do seu cliente.
O que anda prejudicando o sucesso do seu negócio?
Aqui a sinceridade vale ouro, afinal assumindo uma falha é possível consertá-la.
Oportunidades
É necessário uma pesquisa de mercado, na qual serão previstos acontecimentos que possam impactar positivamente o seu negócio.
Ameaças
Aqui entram os acontecimentos negativos sobre o seu negócio.
Também dependem de fatores externos.
Merecem muito cuidado pois podem prejudicar desde o planejamento estratégico como os resultados.
Uma análise SWOT
Uma boa análise SWOT é desenvolvida e interpretada para unir da melhor forma esses elementos.
Dessa forma teremos um diagnóstico confiável e que integre as necessidades apresentadas na gestão estratégica.
Com isso, a elaboração do plano será mais segura a médio e longo prazo.
Consequentemente ressaltam-se as oportunidades e minimiza-se as ameaças do ambiente para sua empresa.
Análise SWOT para pequenas empresas
A análise SWOT também é válida para pequenas empresas.
Afinal ela permite desenvolver uma atuação mais segura diante do desafio de mercado cada vez mais exigente e competitivo.
Recomendamos que a utilize o mais cedo possível e assim fortaleça sua marca frente à concorrência.
Como vimos, a análise SWOT é uma ferramenta prática e simplificada.
E se o seu objetivo é crescimento, que tal melhorar suas ações de inbound marketing?
Sabia que a pesquisa on-line é onde começam 93% dos processos de compra?
Entre em contato com nossa equipe pelo (13) 3232-2525.
Teremos o maior prazer em ajudá-lo a aumentar suas vendas.
Leia também: LinkedIn para empresas.